Uma empresa é como um filho sonhado e planejado e, assim como eles, a marca precisa ter um nome, é exatamente isso que define o que é naming.
Mas, vamos nos aprofundar no assunto e ampliar a sua visão sobre o que é naming e seu papel no sucesso do seu negócio. Vem com a Volare Branding!
O que é naming de marca?
Naming nada mais é que o processo estratégico e conceitual para criar o nome de uma empresa, produto, serviço ou projeto.
É a soma de técnicas para o desenvolvimento e criação do nome de marcas com o intuito de diferenciá-las dentro do seu segmento.
O nome representa a marca, por isso, precisa demonstrar o que ela acredita, quais os seus valores e objetivos. Jamais pode ser contrário a esses fatores!
Por que é tão difícil criar o nome ideal para uma marca?
Diante de um mercado onde há milhares de marcas com nomes excelentes, criativos e bem segmentados, o leque de possibilidades expressivas acaba diminuindo.
Já recebemos diversos relatos de empresários que criaram seus próprios nomes e algum tempo depois precisaram mudar o nome pelo fato de outro concorrente criar um nome similar e registrar a marca.
Um projeto de naming, não consiste apenas em ter a ideia de um nome legal. Ele é um projeto estratégico, que inclui pesquisa de mercado, análise de stakeholders e consultas rigorosas em diversos canais para evitar plágio ou similaridade com nomes já existentes no segmento.
Para chegar ao nome ideal de marca, o naming executa estratégias técnicas que ajudam a chegar ao objetivo, veja a seguir o que é considerado no processo criativo.
Quais são as etapas de criação do naming?
1 – CONHECIMENTO DA EMPRESA E SUA MARCA
É importante ter definido as características, a missão, os valores e objetivos, enfim, chegar na descrição dos conceitos da marca.
2 – BRAINSTORMING E BRIEFING NO INÍCIO DO PROJETO
Após levantar todas as informações da marca pertinentes ao processo de nomeação, chega a fase da “chuva de ideias“.
Aqui a criatividade rola solta, mas totalmente direcionada ao conceito do negócio, todas as ideias e hipóteses são registradas formando um compilado de possibilidades.
3 – FILTRAGEM E SELEÇÃO
Estamos quase lá! Após a “enxurrada” de ideias é o momento de peneirar as melhores opções para se chegar a um número reduzido de possibilidades.
O resultado dessa filtragem é avaliado por profissionais a fim de testar a sonoridade, o entendimento e compreensão dos possíveis nomes.
4 – PESQUISA DO REGISTRO NO INPI E NOS CANAIS DIGITAIS
O nome perfeito é aquele que ainda não foi registrado, e para saber se é viável é preciso pesquisar.
No INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é possível verificar se as opções pretendidas já possuem registro no território nacional e no segmento de atuação, se houver por outra marca é melhor descartar a ideia para evitar conflitos legais.
Se constatar que está tudo certo e o nome pode ser registrado, é preciso verificar o domínio eletrônico para a marca, não podemos arriscar ter sites com nomes similares por aí.
5 – REFLEXÃO E ANÁLISE
Essa etapa é para discernir se o nome escolhido faz realmente sentido à marca e a representa de maneira positiva.
Se a resposta for sim, então, segue-se para o próximo passo.
6 – IDENTIDADE VISUAL DE MARCA
Absolutamente tudo deve estar interligado no que se refere à sua marca. O nome precisa estar alinhado à identidade visual e as demais ações de posicionamento devem cooperar para a prosperidade e crescimento do seu negócio.
Como você pôde ver, criar um nome não é assim tão simples como parece!
A Marca Mestra atua no setor de naming aplicando toda a sua expertise para criar o nome ideal da sua marca.