Branding não é design de identidade visual. Conheça os 2 principais motivos dessa confusão.

Branding e Design de Identidade Visual

Entre as diferentes expressões do mundo do marketing e do design, há duas que muitos acham que são iguais, e agora você vai saber se branding é o mesmo que identidade visual.

A partir de hoje, quando você olhar para uma marca, saberá o que está por trás dela e como se chegou até ela. Se joga nessa leitura!

Branding é o mesmo que identidade visual? Sim ou não?

Para te ajudar a solucionar essa questão, vamos entender individualmente qual o significado de cada termo.

O que é branding?

Branding é toda estratégia que antecede a idealização visual de uma marca, sendo assim podemos afirmar que se trata de definir o que você quer causar na vida das pessoas com o seu produto ou serviço.

Branding Estratégia de Marca
A estratégia de branding quando bem feita, destaca sua marca dos seus concorrentes.

Na fase de branding, o foco não é decidir quais serão os símbolos, nomes ou qualquer outro fator visual do seu negócio. Mas, sim, planejar o posicionamento do seu produto no mercado, refletir e traçar um plano de ação para aproximá-lo das pessoas e impactá-las de alguma forma.

Em resumo, branding é a gestão estratégica da marca.

O que é identidade visual?

Identidade visual de marca é a um dos trabalhos feitos no processo de branding, vamos explicar melhor.

Nesse ponto, o designer entende o que foi estruturado na fase de branding, ou seja, tudo o que a empresa é, o que ela quer causar na vida de seus consumidores e quais os objetivos para atingir isso.

Pensando assim, a identidade visual tem o objetivo de traduzir visualmente o que a marca é e para que ela veio ao mercado. Para isso se comunica transmitindo essa mensagem em símbolos, letras, formas e cores toda a essência e mensagem da sua marca.

O foco aqui é fixar a sua marca no imaginário do público de forma que se torne inesquecível.

Sabe aquele ditado popular “Comer com os olhos”? Na identidade visual, o objetivo é bem esse, com somente uma palavra diferente – “Comprar com os olhos”.

Identidade Visual e Branding
Projeto que realizamos para a marca Engenerare

Se bem estruturada, a identidade visual terá o poder do convencimento, da transmissão de credibilidade do seu negócio, produto ou serviço.

Mas então por que existe essa confusão sobre o tema?

Existem dois motivos principais para essa confusão:

1) MERO EQUÍVOCO:
BRAND, é a traduzido para o português significa MARCA. E ainda é comum as pessoas acharem que marca é o símbolo visual de uma empresa. Mas não é! Como já vimos em um conteúdo anterior por aqui, marca é sobre o que as pessoas percebem de uma empresa, o que sentem sobre ela e não necessariamente somente no campo visual. Mas por existir esse equívoco, branding fica sendo associado apenas a identidade visual de uma marca por algumas pessoas.

2) PROFISSIONAIS QUE VENDEM BRANDING MAS ENTREGAM OUTRA COISA:
Muitos designers gráficos especializados em identidade visual, aproveitam a falta de informação das pessoas e oferece serviços de branding, mas na verdade entregam projetos de identidade visual. Então é comum vermos anúncios incorretos e desalinhados com o que esses designers verdadeiramente entregam.

Nós aqui na Volare, de fato entregamos estratégia de marca e posicionamento em nossos projetos. Ou seja, vai além de identidade visual. Por isso quando nos posicionamos como uma agência de branding, estamos totalmente alinhados com nossas entregas. Inclusive atendemos diversos contratos contínuos de consultoria e demandas mensais para marcas.

Ok! Já deu para entender que branding e identidade visual são distintas, porém, você deve entender que as duas ações se interligam e estruturam uma construção de marca.

Não é difícil você se deparar com estúdios de design vendendo branding e entregando somente a identidade visual de marca, usam o termo branding na tentativa de agregar valor ao trabalho.

Isso traz prejuízo ao seu projeto de marca, pois se você busca por planejamento, estratégias e gestão da marca não são os símbolos que farão essa tarefa. 

A Volare Branding se posiciona como estúdio de criação de design e também como agência de branding, atuando para que o seu negócio esteja na mente do seu público através de estratégia e design inteligente de identidade de marca.

Agora nos responda, você ainda tem dúvida sobre a diferença entre esses dois segmentos de serviço? Esperamos ter ajudado a encerrar com essa confusão de termos de uma vez por todas.

Compartlhe esse Post

Dê uma olhada em outros dos nossos posts!

Como posso ajudar?