Qual o valor para criar um logo? Descubra os 6 fatores principais que influenciam no orçamento

Criar um logo de empresa. Agência de Branding e Design Gráfico de Identidade Visual

Precificação de logomarca é um tema que pode ser polêmico, porém, é necessário esclarecer o que está incluso no valor de criar um logo.

Você vai encontrar no mercado inúmeros profissionais (e outros nem tão profissionais assim) que cobram de zero reais a milhares, sabe porquê?

Porque há variáveis relevantes que interferem no valor final do projeto e é sobre isso que vamos conversar hoje, o quanto custa para criar um logo.

O que interfere no valor ao criar um logo?

Como dissemos, há fatores que interferem na criação de uma logomarca e, consequentemente, em seu custo.

Sabemos o quanto é valioso investir para criar um logo de uma empresa, entendendo que é algo que vai além de linhas, formas e cores.

Criar um logo bem estruturado significa entregar resultados satisfatórios, superação positiva de expectativas que se convertem em benefícios ao negócio de uma maneira geral.

Mas, vamos aos fatores que justificam os valores de um logo.

1. Análise do cliente

Trata-se de algumas informações que ajudam no entendimento do seu negócio e do projeto que se pretende realizar.

Saber o porte da empresa, relevância dessa marca no mercado, segmento de atuação, tudo isso contribui para identificar o nível de complexidade da tarefa e a responsabilidade na hora de criar um logo profissional para qualquer negócio.

Criar um logo para empresa

2. Economia local

Cada região do país tem a sua realidade econômica determinada por inúmeras questões, um projeto poderá ter valores desiguais dependendo de onde vem a demanda.

Por exemplo, criar um logo para uma empresa no Estado de São Paulo não terá o mesmo valor para o Estado do Amazonas, ainda que sejam semelhantes em sua estrutura, a média regional não se equivale. Isso ocorre por questões culturais do próprio local, onde o valor percebido em algumas regiões é diferente do outro. É muito comum os melhores designers de uma região, onde paga-se pouco pelo trabalho, venderem apenas para regiões onde paga-se o preço justo por projetos de identidade visual de marca.

3. Nível de experiência do profissional/agência

Entenda experiência como qualidade do portfólio, quantidade de projetos elaborados, expertise na área e, claro, tempo de atuação no mercado. Aqui na Volare por exemplo, nosso time tem profissionais com décadas de experiência, o que garante ao cliente entregas muito acima da média em termos de criatividade e estratégia de comunicação de marca.

4. Características do projeto

Estamos nos referindo aos detalhes técnicos para o desenvolvimento do projeto, as demandas necessárias para criar uma logomarca poderosa.

Serão necessárias muitas pesquisas? Quanto tempo para a execução?

São questionamentos pertinentes ao processo de precificação. 

5. Urgência x Nível de demanda

Uma logomarca bem elaborada requer tempo para todas as etapas de criação, caso contrário o resultado pode não sair conforme o esperado.

Dessa forma, se o estúdio de design está com a agenda cheia e o cliente exige urgência, então, o custo para essa “exclusividade” momentânea será cobrado.

6. Serviços adicionais

Esta é uma das variáveis mais importantes, pois, quanto mais for pedido mais será cobrado.

Muitas vezes o cliente solicita a logomarca, porém, decide obter materiais para impressão, site, manual de identidade visual entre outros.

Certamente que o valor será outro!

Valores que marcas famosas pagaram para criar suas logomarcas

Branding da Pepsi

Negócios que entendem o valor de uma logomarca não medem esforços para adquirir a máxima qualidade no produto, veja alguns exemplos:

Pepsi – pagou $1 milhão de dólares por sua logo, onde envolvia criação, aplicação em diversos tipos de materiais e publicidade.

BBC – é uma referência mundial no setor televisivo, e pagou a bagatela de $1,8 milhões de dólares para a logo ter qualidade em qualquer modo de exibição.

British Petroleum – É uma empresa referência em petróleo e gás. No ano 2000, a marca resolveu redesenhar seu logo, investindo a bagatela de incríveis 211 milhões de dólares no projeto.

Certamente, essas empresas poderiam ter pago menos na elaboração de suas logomarcas. No entanto, elas entenderam que esse era um investimento que valia a pena, pois além de agregar valor à marca, também é capaz de trazer excelentes retornos financeiros.

Quer criar uma logo de qualidade? Entre em contato. Garantimos que você não terá que pagar milhões para isso!

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