Mais do que nunca as empresas precisam fortalecer a sua imagem de diversas formas, e a identidade visual de marca é uma ferramenta eficaz para isso. Saber compor a imagem visual é importante para obter bons resultados e destaque no mercado de atuação. Nesse artigo vamos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto e como aplicá-lo na prática, acompanhe.
O que é identidade visual de marca, com exemplos!
Identidade visual de marca é a primeira imagem que virá na lembrança do seu público no momento de compra. Seja pela cartela de cores, letras, slogan, figuras, logotipo, enfim, é o que destaca o seu produto dos demais. Expressa o que é a sua empresa, sua missão, ideais e valores pois, cada detalhe gráfico conta algo a seu respeito.
Quer uns exemplos práticos, sem nem precisar citar nomes?
Imagine-se no supermercado e você precisa comprar um refrigerante, qual a primeira marca que vem na sua mente? Lembrou das cores e letras da embalagem? O formato da garrafa? Veio à mente o gosto do produto e as sensações que ele causa?
Agora, pense em um hambúrguer bem saboroso, com batatas fritas e um copo de refrigerante geladinho. Na marca visual tem somente duas cores com uma letra M bem grande. Lembrou?
Pois bem! Esses são alguns exemplos do que é a identidade visual de marca e como ela pode transformar o conceito da sua empresa na mente das pessoas.
Como é feita a identidade visual de uma empresa?
A imagem visual é uma vertente do marketing digital, fundamental para destacar as qualidades da empresa de forma direta.
Para que seja eficaz, a identidade visual de marca deve considerar:
- Paleta de cores: existe uma psicologia por trás delas que emitem sensações e chamam a atenção sem apelação;
- Símbolo: Nem todas as marcas têm uma figura ou desenho em sua logomarca que a represente, mas aquelas que têm são muitas vezes reconhecidas apenas pelo símbolo. No mercado automotivo por exemplo, isso é bem comum.
- Tipos de Letras: tem a função de “falar” com o público, cada tipografia emite uma mensagem e deve estar em harmonia com o símbolo;
- Padrões (Patterns): é o “rosto” da marca, as formas geométricas, grafismos, pattterns, precisam estar alinhados ao restante dos componentes. É como se a marca tivesse um ecossistema de símbolos, palavras, cores, tipografias, etc. E tudo isso deve ser hamônico, fazendo o público entender com clareza a identidade da marca e seus valores.
Além disso, é necessário definir o público-alvo, estudar o comportamento da concorrência e definir a personalidade da marca.
Quando ter uma identidade visual de marca?
Quando você perceber que somente a sua marca não está conseguindo conquistar o público e fazê-lo optar pelo seu produto, nesse momento é preciso repensar a forma de atuar no mercado. A imagem visual terá a função de alcançar pessoas e interferir nas tomadas de decisões. Dizemos sempre que a identidade visual não vai lhe trazer mais clientes no dia-dia, mas vai garantir que você não perca oportunidades por ter uma má apresentação da sua marca.
Quem pode fazer a identidade visual de marca?
Entendeu que a identidade visual é a ponte entre o seu produto e o público, estabelecendo uma relação entre eles?
Então, podemos compreender que não é prudente entregar a identidade visual da sua empresa nas mãos de quem não é capacitado.
Para evitar o insucesso, opte por empresas com experiência em design de marcas ou branding, que saberão identificar os pontos positivos da sua marca e destacá-los ao público.
A identidade visual de marca dá voz e imagem ao seu negócio. E a Volare pode te ajudar! Entre em contato.