Importância do briefing no projeto de identidade visual marca e suas 3 principais vantagens

Briefing Brainstorm

Para que seu negócio obtenha ótimos resultados, é fundamental ter um briefing bem estruturado sobre o projeto visual de marca antes de dar início a etapa de desenvolvimento criativo.

Este material será uma espécie de roteiro que orientará todas as ações desenvolvidas para o seu projeto de identidade visual, naming, branding e outros. Vem com a gente saber mais sobre a importância de um briefing bem feito.

O que é briefing no projeto de identidade visual de marca?

Ele é a etapa onde colheremos informações importantes tanto do cliente quanto do mercado de atuação da marca pra nortear o projeto. Nele deve conter o máximo de informações relevantes sobre seu negócio e seus objetivos pretendidos.

Dados da empresa, mercado de atuação, concorrentes, definição de persona, ideias, enfim, elementos básicos que o tornam assertivo e que resultam em um plano de ação para o seu projeto. Um briefing bem feito evita inclusive retrabalho, agilizando muito o prazo de entrega dos projetos.

O briefing é o start do seu projeto visual de marca. Sem ele, é impossível dar início a produção das demandas.

Qual a importância do briefing?

No projeto de identidade visual de marca especificamente, o briefing tem a função de reunir informações e direcionar estratégias de ação no mercado. Ou seja, orientará os profissionais com detalhes que vão enriquecer os profissionais com insights para que você obtenha retornos satisfatórios com o projeto pretendido.

O processo de briefing promove as seguintes condições favoráveis ao sucesso do seu projeto:

1. ORGANIZAÇÃO

Ao trabalhar em um projeto, seja com apenas um profissional ou uma equipe, é importante estar organizado e manter o foco no que é mais importante. 

Além disso, as tomadas de decisões serão bem mais assertivas graças ao entendimento do seu negócio exposto no briefing.

Reunião de Briefing com o Cliente sobre Projeto de Identidade Visual

2. PRODUTIVIDADE

Ao concentrar todos os direcionamentos necessários e alinhar o acompanhamento das ações, o briefing agiliza muito a execução do projeto, pois reduz drasticamente a necessidade de correções profundas, os temidos retrabalhos como já citamos anteriormente.

Claro que revisões e pequenos ajustes são essenciais para a correta estruturação do projeto, mas no caso de um roteiro bem estruturado, não haverá grandes mudanças.

3. ALINHAR EXPECTATIVAS

O briefing serve para unir o útil ao agradável, unindo as ideias do cliente com as melhores estratégias de identidade visual de marca.

Dessa forma, o especialista alinhará as expectativas, equilibrando o gosto e as ideias do cliente com a funcionalidade do projeto para trazer resultados satisfatórios.

Qual o melhor tipo de briefing para o projeto visual de marca?

O melhor tipo é aquele que é capaz de direcionar a construção do seu projeto exatamente como você e a equipe pensaram para a sua identidade de marca.

Pode parecer cansativo ou tedioso no primeiro momento ter que responder a várias perguntas. Mas, um briefing com poucas informações, incompletos ou, como falamos, “rasos”, interferem no resultado do projeto, sendo viabilizadores de insucessos ou retrabalhos.

Sabendo disso, nós da Marca Mestra vemos nessa etapa a oportunidade de reunir um esboço robusto do seu projeto, a base para executar o que está em sua mente da melhor maneira possível.

Por isso, nosso método contempla dois tipos de briefings em nossos projetos de identidade de marca:

1) FORMULÁRIO ESCRITO – Onde solicitamos informações precisas do seu negócio e projeto, bem como as ideias pretendidas.

2) REUNIÃO POR VÍDEOCHAMADA – Esse com o objetivo de lapidação de ideias, pois ao longo do processo de elaboração do projeto novas sugestões podem surgir e podem corroborar para enriquecer o projeto.

Por fim, não exponha seu negócio de forma superficial, seja intenso e claro no fornecimento de informações. A qualidade dos seus resultados dependerá da profundidade do briefing no projeto de identidade visual da marca.

Compartlhe esse Post

Como posso ajudar?