Quantas dúvidas acontecem quando o assunto é a diferença entre design de marca e design de logomarca, de fato, esses termos podem confundir a cabeça na hora de estruturar a identidade visual do seu negócio e as estratégias de ação no seu projeto de branding.
É necessário desconstruir a ideia de que significam a mesma coisa e desassociar os conceitos para compreender o que os difere.
Vamos montar esse quebra-cabeças? Continue a leitura!
Qual o conceito de design de marca?
Você já deve ter ouvido falar que para garantir a identidade de uma empresa é preciso registrá-la no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), isso é uma forma de proteger a marca e tudo que a representa.
No entanto, a marca não é apenas o símbolo ou design que você vê em embalagens, outdoors, cartões de visita ou outros produtos publicitários. Marca é toda a estratégia por trás que torna o produto ou serviço positivo aos olhos do público.
Como nos ensina Phillip Kotler, um grande estudioso do marketing:
“A marca é um símbolo mais complexo que pode abranger 6 níveis de significado – atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário”.
De fato, o conceito de de “design marca” é amplo e alcança as raízes do negócio.
Podemos concluir que um projeto de design de marca possui um valor agregado quem não é somente visível aos olhos mas perdurável na memória, são as experiências, os sentimentos, as sensações, lembranças e tudo o mais que o seu produto proporciona e o torna uma marca ímpar.
Qual o conceito de logomarca?
Logomarca como é popularmente conhecida tem a ver com a imagem ou o visual do seu produto, o desenho, o ícone, enfim, aquilo que personifica o seu negócio.
O termo “logomarca” durante muito tempo foi entendido como um nome errado para o logo de uma marca. Mas atualmente, depois do mercado leigo, utilizar tanto essa palavra, ele acabou sendo aceito no meio dos profissionais de branding e design.
Uma logomarca inteligente e bem estruturada é capaz de transmitir aos clientes o que é a sua empresa, o que ela simboliza e acredita. É um compilado de imagens, traços, letras, cores, contexto e a simbologia do seu negócio, perceptível aos consumidores e caracterizando a exclusividade do produto.
Por esse motivo a logomarca deve ser única como as digitais humanas que não existem iguais.
Diferenças entre design de marca e design de logomarca
Agora que explicamos os conceitos de marca e logomarca vamos às diferenças que esses termos possuem e suas aplicabilidades.
Marca caracteriza o contexto do produto, todas as ações, estudos, técnicas que torna o seu negócio interessante para as pessoas.
Logo, o termo design de marca, refere-se não só a desenhar símbolos, ou atributos visuais de uma marca. Mas usamos design de marca para denominar processos que desenham a estratégia de branding que vai posicionar a marca de uma empresa no mercado no momento da sua concepção.
Já o design de logomarca é o serviço que desenvolve a partir de todos esses elementos formando um símbolo de identificação no mercado. Entenda melhor a seguir:
Design de Marca | Design de Logomarca |
Uma marca também pode ser uma ideia ou conceito. | É a representação visual de uma marca que inclui o nome e os símbolos da empresa/produto, como suas cores, fontes e formas. |
Uma marca é a identidade de uma empresa e sua reputação. Envolve sua missão, visão e valores. | É uma imagem que representa a marca. Ela pode ser usada de várias maneiras, como em cartões de visita, papel timbrado, site e embalagens. |
Como vimos, marca e logomarca são diferentes um do outro. Enquanto a logomarca representa a empresa em sua forma visual, a marca é o que lhe confere personalidade.
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